Subscribe

RSS Feed (xml)



Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 9 de agosto de 2009

--> Funções Orgânicas - Hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por C e H. Sua nomenclatura depende do número de átomos de carbono na cadeia principal e tambem do tipo de ligação existente entre esses átomos. O prefixo indica o número de carbonos na cadeia, o intermediário indica o tipo de ligação entre os carbonos e o sufixo indica a função a que pertence o composto orgânico.

Os hidrocarbonetos podem ser classificados em dois grupos: alifáticos e cíclicos.
Os hidrocarbonetos alifáticos que apresentam cadeia aberta formada apenas por ligações simples entre os átomos de carbono são chamados hidrocarbonetos alifáticos saturados ou alcanos. Exemplo:



H3C-CH2-CH3 C3H8 ---- Nº de Carbonos = prop / Ligações Simples = an
Função (Hidrocarboneto) = o / Nome: Propano

Hidrocarbonetos alifáticos insaturados ou Alquenos, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação entre os átomos de carbono da cadeia. Exemplo:




H2C=CH-CH3-CH3----Nº de Carbonos = but / 1 ligação dupla no carbono 1 = en / Função = 0 / Nome: 1-buteno.


--------> A contagem dos átomos de carbono da cadeia para definir em que átomo está a dupla ligação deve ser iniciado sempre da extremidade mais próxima da dupla ligação. Exemplo:
H3C- CH2-CH2-CH=CH-CH3 - 2-hexeno.

Alquinos são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação e sua nomenclatura segue as mesmas regras usadas para os alquenos. Exemplo:


C2H2 ---- Nº de Carbonos = et / Ligação tripla = in / Função = o / Nome: Etino



Alcadienos sao hidrocarbonetos alifáticos insaturados por duas ligações entre átomos de carbono da cadeia. Exemplo:


C3H4 ---- Nº de Carbonos = prop / 2 Ligações duplas = dien / função = o / Nome: Propadieno.



Quando os hidrocarbonetos apresentam cadeia fechada com ligações simples apenas são chamados de hidrocarbonetos cíclicos saturados ou cicloalcanos. Exemplo:

C3H6 --- Número de Carbonos = Prop / Ligação simples : an / Função = o
Nome: Ciclo propano




Se o hidrocarboneto cíclico possue ligações duplas entre os átomos de carbono ele é denominado hidrocarboneto cíclico insaturado ou cicloalquenos. Exemplo:



C4H6 ---- Nº de Carbonos = But / Ligação dupla = en / Função = o
Nome = Ciclobuteno.




Os anéis aromáticos sao hidrocarbonetos nos quais existem pelo menos um anel benzênico e nos quais se verifica o fenômeno da ressonância ou mesomeria, que é o fenômeno que ocorre quando um composto pode ser representado por duas ou mais fórmulas estruturais, apresentando a mesma posição para os núcleos dos átomos, mas diferindo pela posição dos elétrons que fazem parte da ligação. A estrutura mais provável é um híbrido resultante da combinação de todas as possíveis estruturas que descrevem o composto. Exemplo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoas...
Aceito qualquer tipo de comentário, mas por favor não acrescentem palavras feias...